top of page

Comunidade de Boa Vista do rio Mamurú realiza VII Soltura de Quelônios

Atualizado: 14 de fev.

A iniciativa visa à preservação e à continuidade da vida dos quelônios na natureza

 

Soltura de Quelônios da Comunidade de Boa Vista do rio Mamurú, em 2024 (Foto: Arquivo pessoal de Elton Almeida)
Soltura de Quelônios da Comunidade de Boa Vista do rio Mamurú, em 2024 (Foto: Arquivo pessoal de Elton Almeida)

 


Parintins (Am) – Nos dias 11 e 12 de abril de 2025, acontecerá a VII Soltura de Quelônios da Comunidade de Boa Vista do rio Mamurú – São Pancrácio (região de Parintins). A comissão organizadora do Projeto Pé-de-Pincha estende o convite a todas as comunidades tradicionais do rio Mamurú e ao município de Parintins para participar desse evento sociocultural e socioambiental. 

 

“Convido as autoridades municipais, as comunidades vizinhas e circunvizinhas da região do rio Mamurú, Uaicurapá, Tracajá e Vila Amazônia para participar desse evento cultural e socioambiental”, convida o biólogo Elton Almeida, comunitário e coordenador geral do projeto.

 

O projeto promove educação ambiental na comunidade, em parceria com a escola local, com o objetivo de conscientizar a população sobre a conservação e o manejo dos quelônios, possibilitando a integração da sociedade nas causas ambientais.

 

Conheça o Projeto 


Equipe do Projeto Pé-de-Pincha (Foto: Arquivo pessoal de Elton Almeida)


O “Projeto Pé-de-Pincha: Manejo e Conservação de Quelônios com a Participação Comunitária” é uma iniciativa da comunidade de Boa Vista do rio Mamurú – São Pancrácio e do morador Elton Almeida. Surgiu em 2006 com o objetivo de incentivar os ribeirinhos a preservar a vida dos quelônios por meio do manejo responsável e teve uma pausa em 2011. 


Fase final do Projeto Pé-de-Pincha (Foto: Arquivo pessoal de Elton Almeida)
Fase final do Projeto Pé-de-Pincha (Foto: Arquivo pessoal de Elton Almeida)

Em 2023, ao retornar para o local de origem como professor de biologia, Almeida sentiu-se motivado a reativar o projeto. “Procurei a coordenação geral do Projeto Pé-de-Pincha da Ufam, onde recebemos as primeiras orientações para a reativação”. Desde então, a iniciativa foi nomeada de Projeto Pé-de-Pincha: Manejo e Conservação de Quelônios com a Participação Comunitária.

 

Nos anos de 2023 e 2024, houve a continuidade dessa ação comunitária com a VI Soltura dos Quelônios. Somente em 2024, foram devolvidos ao rio Mamurú 517 tracajás e iaças (conhecidos popularmente como pitiú). 


O projeto tem quatro fases igualmente importantes: a coleta, a chocadeira, o berçário e a soltura. “Que é a celebração da vida, onde devolvemos esses animais ao seu habitat natural”, finaliza Almeida.


 

Fases iniciais do Projeto Pé-de-Pincha (Foto: Arquivo pessoal de Elton Almeida)

 

Atualmente, a equipe da ação também faz parte do Conselho Pé-de-Pincha em Parintins, sob a coordenação dos professores Paulo Henrique (Ufam) e Anderson Brelaz (Ifam). Ainda em 2025, o projeto se estenderá a mais três comunidades da região: Terra Preta, Ponta Alta e Simeão Socorro.

 

A equipe do projeto recebe assistência técnica para o manejo e conservação de quelônios da Universidade Federal do Amazonas (Icsez/Ufam), do Instituto Federal do Amazonas (Ifam/Campus Parintins) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema). Conta com o apoio da Secretaria de Produção (Sempa), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de demais colaboradores.

 

Confira a Programação


Além da soltura de quelônios, a comunidade apresentará uma rica programação socioeducativa, com atividades didáticas, culturais e ambientais; competições esportivas; momento de lazer e religiosidade, encerrando com bingo e festa social.

 

Imagem divulgação
Imagem divulgação

11/04/2025

12h – Torneio de dominó

18h – Celebração da palavra

21h – Bingo

 

12/04/2025

5h – Salva de fogos

6h – Jogos amistosos/Regata de casqueta

8h – Café da manhã

8h30 – Composição da mesa com as autoridades

10h – Homenagens aos voluntários

11h – Solturas dos quelônios

13h – Torneio de pênaltis: 1° lugar masculino R$ 1000,00 e 2° lugar feminino R$ 500,00

18h – Apresentações culturais

22h – Bingo          

23h – Festa social

 



Serviços de Publicidade:

ree

ree

Publicidade:


Comentários


bottom of page