Autor amazonense concorre em três categorias do Prêmio Ecos da Literatura
- Larissa Monteiro
- 25 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de fev.
Vitor Gusmão concorre como “Melhor Autor Nacional”, e a sua obra "Amor e Lamúria" concorre em “Melhor Livro de Poesia” e “Melhor Livro Nacional”. A votação popular está aberta e segue até o dia 28 de fevereiro de 2025

Manaus (AM) – O escritor amazonense Vitor Gusmão concorre em três categorias na 6ª edição do Prêmio Ecos da Literatura com seu segundo livro de poesia, “Amor e Lamúria”. A obra foi lançada em dezembro de 2024 pela editora NovaLiterarte, de São Paulo.
Vitor Gusmão concorre como Melhor Autor Nacional, e sua obra "Amor e Lamúria" compete nas categorias de Melhor Livro de Poesia e Melhor Livro Nacional. A premiação é decidida por voto popular, e as votações seguem abertas até a próxima sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025.
Cada pessoa pode votar apenas uma vez, usando uma conta Google, por meio deste link. https://docs.google.com/forms/d/1W5_-m7oPXIGN6Hht3tMsEe83ieoHxhxzsX1NQJ0DixI/viewform?edit_requested=true&fbclid=PAY2xjawIfTzdleHRuA2FlbQIxMAABplKlNb4e_5XNPivn0mVA7cQGnvLApB4F9EolqkDL9lUqQG281YhOupUocg_aem_FPU5QK1RkyQfXf7eFZgUCg
Sobre o livro
“Amor e Lamúria” explora, em versos, duas facetas profundas da experiência humana: o amor e a dor. O amor é retratado em suas múltiplas formas – romântico, carnal, platônico e eterno. Já a lamúria reflete a dor da perda, seja de um ente querido, de um coração partido ou da solidão. A obra também aborda o amadurecimento que surge das lições aprendidas entre alegrias e sofrimentos.
Trajetória do autor

Nascido em Manaus (AM) em 8 de maio de 1996, Vitor Gusmão iniciou sua carreira literária em antologias e concursos, ganhando projeção nacional. Em 2021, venceu o 17º Concurso Estudantil de Poesia do Festival de Cenas Teatrais (Fescete) com o poema “Antepassados”, que posteriormente foi incluído em um livro didático do 9º ano do ensino fundamental.
Seu primeiro livro, “Sentimentos e Vivências” (2023), foi resultado de um concurso promovido pela Editora Brunsmarck e destacou-se na 5ª edição do Prêmio Ecos da Literatura, vencendo três categorias. A obra também conquistou o título de Melhor Livro de Poesia no Prêmio Reflexo Literário, organizado por autores independentes do Rio de Janeiro.
Além do Prêmio Ecos da Literatura, “Amor e Lamúria” é finalista em duas categorias do IV Prêmio Literário Internacional World Book Review: Melhor Autor Estreante (2023-2024) e Melhor Livro de Poesia. Gusmão também expandiu sua escrita para haicais e microcontos, buscando novos desafios literários.
Com uma trajetória ascendente, o autor amazonense consolida-se como uma das vozes poéticas em destaque no cenário literário brasileiro.
Serviços de Publicidade:


Publicidade:
Comentários