top of page

Alunos da UFAM, UEA e IFAM lançam abaixo-assinado por transporte público gratuito

A medida busca garantir o direito à permanência estudantil por meio da mobilidade e valorizar o ensino público


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Parintins (AM) – "Assinar este abaixo-assinado é apoiar a educação, a inclusão e o futuro de Parintins", destaca a petição. Direcionada à Prefeitura Municipal de Parintins (AM), a iniciativa visa solicitar a criação de uma política pública de transporte coletivo gratuito para alunos da Universidade Federal do Amazonas (Icsez/Ufam), da Universidade do Estado do Amazonas (Cesp/UEA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam/Parintins).

 

Além dos discentes que necessitam do transporte, a sociedade civil ou qualquer cidadão interessado em se aliar à causa podem assinar a petição por meio do link: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR150724#google_vignette.

 

A proposta surge em resposta às dificuldades enfrentadas por muitos estudantes, especialmente os que vivem em bairros periféricos da cidade. Segundo o documento, a falta de transporte público tem comprometido a permanência estudantil, gerando atrasos, longas caminhadas e até evasão dos cursos por falta de condições financeiras. 


Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A estudante do curso de Zootecnia, Adriana Maquiné Mota Costa, 18 anos, mora na comunidade de Vila Amazônia. Para chegar ao Icsez, enfrenta um longo percurso, que acarreta alto custo: o uso do próprio transporte até o porto da Vila, a passagem de barco até o município e, por fim, um mototáxi até o campus. 

 

“Acaba se tornando um gasto muito grande, que muitas vezes desmotiva o estudante a continuar a graduação por não ter condições financeiras de custear o transporte, bem como a alimentação e os materiais de estudo. Eu mesma já pensei em desistir do curso técnico que fiz no ensino médio no IFAM e precisei vender biscoitos, bolos e empadas para pagar minha passagem diária. Felizmente, consegui me formar, e agora tenho confiança de terminar mais esse curso. Mas nem todo mundo consegue, como eu. Por isso, acho importante e crucial um transporte público para quem não tem como custear o deslocamento e concluir a graduação”, explica. 

  

O projeto propõe a criação de uma linha de transporte exclusiva e gratuita para estudantes, com rotas e horários ajustados à rotina acadêmica. A medida busca garantir o direito à mobilidade, combater a desigualdade no acesso à educação e valorizar o ensino público.

 

A jovem Kamila Mota da Silva, 29 anos, reside no bairro da União. Vinda da comunidade Sagrada Família Lago do Remanso para cursar Administração, ela relata que a falta de transporte prejudica sua jornada acadêmica no Icsez.

 

"Desde o início da minha vida acadêmica, eu tenho sido afetada, pois a maioria das minhas reprovações é por falta, devido não ter como ir à universidade diariamente. Como moro distante, preciso contar com a boa vontade de parentes pra me ajudar ou vir de mototáxi. Mas sabemos que a vida acadêmica envolve muitos custos na parte estudantil e, pra quem também necessita pagar aluguel e outras despesas fixas, fica ainda mais difícil. Já perdi provas, trabalhos em sala e apresentações por conta disso. Acredito que, se tivesse um transporte público, ajudaria muito – seria uma preocupação a menos", expõe.

 

O abaixo-assinado está disponível na plataforma Petição Pública Brasil e pretende reforçar o diálogo já iniciado entre representantes estudantis, gestores institucionais e parlamentares. A iniciativa, organizada por centros acadêmicos das três instituições, conta com o apoio de dirigentes, professores e do vereador Marcus Cursino.




Serviços de Publicidade:




Comments


bottom of page