Poeta e ativista Kika Souza recebe Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Manaus
- Larissa Monteiro

- 2 de mar.
- 2 min de leitura
O reconhecimento se deve à sua trajetória artística, marcada por obras que abordam, por meio da arte e da poesia, temáticas sociais urgentes, como gênero, étnico-racial e identidade

Manaus (AM) – Na última terça-feira, 25 de fevereiro de 2025, a poeta Kika Souza recebeu uma Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Manaus, em reconhecimento à sua representatividade artística em território nacional. A homenagem celebra não apenas sua trajetória artística, mas também sua contribuição para a cultura brasileira.
A cerimônia de entrega da moção, realizada na Casa Legislativa, contou com a presença dos poetas Rafael Cesar, do projeto Teias Urbanas, e Vitor Gusmão, que tiveram a honra de entregar pessoalmente o merecido reconhecimento.
Kika Souza é manauara e, há quase uma década, reside no Rio de Janeiro. Por onde passa, faz questão de levar o nome de sua cidade natal a diversos polos culturais do Brasil por meio de sua arte e poesia.
Cria do bairro Mauazinho, em Manaus, Kika coleciona premiações e publicações de destaque. Foi medalhista com o melhor poema em uma iniciativa do SENAI-AM, em parceria com o Fórum Contra o Trabalho Infantil. A artista tem textos publicados em diversas antologias e revistas literárias, como a Revista Tomai Um Poema, a Revista Cultural Traços (Curitiba) e a coletânea Ruas Descalças – Coletânea de Poetas Brasileiros. Além disso, é coautora do livro Feminagem para Marielle, lançado pela editora IN-finita (Portugal).
Atualmente, Kika se dedica ao lançamento do próximo projeto literário, "Estatuto da Mulher Preta", previsto para este ano de 2025. O livro promete ampliar as discussões sobre identidade, raça e gênero, temas que permeiam sua trajetória tanto como poeta quanto como ativista. Com essa nova empreitada, reforça o papel como voz essencial na luta por representatividade e justiça social.
Fonte: com informações de Vitor Gusmão
Serviços de Publicidade:


Publicidade:





















Comentários