Crianças Sateré-Mawé inovam na produção literária indígena por meio de quadrinhos em Manaus e buscam apoio financeiro
- Larissa Monteiro
- 14 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de abr.
A iniciativa busca arrecadar fundos para a impressão da revista em quadrinhos, garantindo que as vozes dessas jovens autoras sejam amplificadas e que o livro chegue a um público ainda maior

Por: Sâmela Hidalgo/Assessora de imprensa do projeto
Manaus (Am) – Crianças da comunidade Sateré-Mawé de Manaus estão produzindo a primeira revista em quadrinhos criada por jovens autores indígenas. O projeto Quadrinhos Sateré, coordenado pela pedagoga Leilane Sateré e pelo professor Evaldo Vasconcelos, e com o apoio da Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Manaus, oferece um espaço para que crianças entre 7 e 15 anos desenvolvam suas habilidades narrativas e expressem sua identidade cultural.
O projeto ofereceu o primeiro curso de roteiro de quadrinhos voltado exclusivamente para crianças indígenas no país. Durante o curso, os jovens autores aprenderam técnicas de roteiro e criaram histórias únicas, que agora se preparam para ganhar vida nas páginas de um livro.
As aulas do curso estão disponíveis para consulta no instagram do projeto. Ao transformar suas histórias em quadrinhos, as crianças não apenas expressam sua criatividade, mas também contribuem para a valorização da cultura indígena.

Campanha de financiamento coletivo
Para transformar esse sonho em realidade, o projeto lançou uma campanha de financiamento coletivo no Catarse. A iniciativa busca arrecadar fundos para a impressão da revista em quadrinhos, garantindo que as vozes dessas jovens autoras sejam amplificadas e que o livro chegue a um público ainda maior.
Ao apoiar a campanha, o leitor estará contribuindo para a valorização da cultura indígena, incentivando a produção cultural e garantindo que as futuras gerações tenham acesso a histórias que celebram a diversidade e a riqueza cultural do nosso país.

Como apoiar
Para participar da campanha e garantir seu exemplar da revista em quadrinhos, acesse:
É possível apoiar a partir de R$ 15 e as recompensas incluem diferentes opções, como exemplares do livro, do quadrinho Maramunhã e a possibilidade de doar exemplares do livro do projeto para comunidades Sateré-Mawé.
Sobre os Sateré-Mawé
Os Sateré-Mawé são um povo indígena brasileiro que habita principalmente a região do médio rio Amazonas. Conhecidos por serem os primeiros a domesticar e cultivar a planta de guaraná, eles possuem uma rica cultura e tradições, incluindo rituais de iniciação que envolvem o uso de formigas-bala.
Para mais informações, entre em contato com:
Coordenadores:
Leliane Sateré
92 981675242
Evaldo Vasconcelos
92 981675242
Assessoria de imprensa:
Sâmela Hidalgo
11 948576306
Serviços de Publicidade:


Publicidade:
Comments